• Insana Huna

Brazilian Merganser: symbol of the waters of Brazil.

Updated: Mar 30, 2021



O pato-mergulhão passa a ser oficialmente reconhecido como o símbolo das águas brasileiras. A boa notícia está na Portaria no 79 do Ministério do Meio Ambiente, assinada pelo ministro Sarney Filho e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (28 de março de 2918). A ação ajudará a conscientizar as pessoas sobre os riscos a uma das aves aquáticas mais ameaçadas de extinção no mundo.


AMEAÇAS

Segundo o ICMBio, há somente 250 exemplares no Brasil, sendo que a maioria se encontra nas unidades de conservação federais: Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), geridos pelo Instituto, órgão do MMA. O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) necessita de águas muito limpas para viver. A ave serve como indicador biológico da qualidade das águas. No entanto, a crescente poluição que atinge os cursos d’água no Brasil, as mudanças causadas por projetos hidrelétricos e o assoreamento dos rios e lagos são fatores que impactam na sobrevivência da espécie.


http://www.mma.gov.br/index.p…/comunicacao/agencia-informma…

Por: Marta Moraes/ Ascom MMA Foto: Adriano Gambarini


#Pantanal #Ciência #saudeunica #onehealth #oneworld #animal#ambiente #humana #nature #science #pesquisa #research#patomergulhao #conservacao #conservation #Mergusoctosetaceus#wildlifeconsertation #endagered #biodiversity

7 views0 comments